Sincronizar ciclo menstrual e estilo de vida pode aumentar sua produtividade e bem-estar; saiba como

Você já se perguntou por que em alguns dias acorda com a energia no alto, sendo proativa e cumprindo todas as suas tarefas, e em outros não consegue fazer nada além do mínimo e tudo o que deseja é estar na cama o dia todo? Para seu conhecimento, essas flutuações de humor são naturais e fazem parte de seu ciclo menstrual.

+ Como combinar alimentação e hormônios para beneficiar a saúde

+ 3 maneiras de amenizar desconfortos menstruais

Seu ciclo menstrual vai muito além dos poucos dias de menstruação todo mês. Afinal, os hormônios estão presentes todos os dias em seu organismo. As flutuações hormonais são responsáveis pela criação de quatro fases do ciclo: menstrual, folicular, ovulatória e lútea. 

Cada uma delas traz mudanças físicas, mentais e emocionais ao seu bem-estar, impactando sua libido, humor, apetite e muito mais. Tendo em vista que as demandas de sua rotina provavelmente não acompanham cada uma dessas fases, é natural que você tenha rendimentos diferentes em dias diferentes. 

Felizmente, é possível adotar maneiras de alinhar seu estilo de vida ao seu ciclo menstrual, garantindo resultados mais consistentes em seu dia a dia e evitando reações adversas como estresse, fadiga e ansiedade. Saiba como com informações da “Women’s Health”. 

Como sincronizar seu ciclo menstrual com seu estilo de vida

mulher correndo, ciclo menstrual
Pexels

Fase menstrual

Durante a menstruação, não se cobre produtividade além do limite. Essa é a fase do mês ideal para apertar o botão de “pause”. Caso você sinta que seu corpo precisa de descanso, não force-o. No entanto, ioga, pilates e caminhadas podem ser boas opções de exercícios físicos nesse período.

Opte por alimentos ricos em ferro (como espinafre, leguminosas e carne vermelha) e propriedades antioxidantes (como açafrão, nozes e frutas vermelhas) e evite a cafeína, que pode intensificar cólicas menstruais.

Fase folicular

A fase folicular tem início no primeiro dia da menstruação, mas perdura até o início da ovulação. Nela, seus níveis de hormônios se intensificam, sua energia sobe e você se sente mais disposta. Após a menstruação, pode ser uma boa hora para fazer planos e acolher sua criatividade. Além disso, esse é um bom momento para exercícios de alta intensidade, como HIIT e levantamento de pesos.

Na alimentação, dê preferência ao que pode regular o metabolismo e os níveis de glicose (açúcar no sangue): sementes, folhas verdes e vegetais crucíferos (como brócolis e repolho). Desequilíbrios na glicose podem atrapalhar a ovulação. Por isso, evite ultraprocessados, açúcares e álcool.

Fase ovulatória

Essa fase ocorre cerca de duas semanas após o início da menstruação, e é marcada pelo equilíbrio hormonal. Trata-se de um ótimo momento em que energia, motivação, fertilidade, autoconfiança, humor e libido estão em seu máximo. Dessa forma, sua produtividade pode estar mais alta do que no resto do mês. Essa é a hora de resolver os problemas acumulados e começar novos projetos.

+ Sinais de que sua ovulação está — ou não — acontecendo

Também é hora de suar! Por isso, beneficie-se de exercícios como corrida e dança. Na dieta, invista em alimentos leves e ricos em vitamina B e zinco, que podem favorecer a ovulação. Cereais integrais, nozes, sementes, saladas e sucos são boas opções.

Fase lútea

Durante a última fase antes de sua próxima menstruação, você pode sentir maior necessidade de praticar autocuidado. Por isso, tire o pé do acelerador e retome o tempo para si. Experimente praticar exercícios mais leves, como ciclismo, natação e pilates.

Nesse período, favoreça o consumo de gorduras saudáveis, que podem ser encontradas em alimentos como abacate, salmão e azeite de oliva. O magnésio presente no espinafre, na banana e nas leguminosas pode reduzir sintomas de tensão pré-menstrual (TPM). Novamente, evite a cafeína.

Sincronizar seu estilo de vida às suas flutuações hormonais pode amenizar níveis de estresse e esgotamento e favorecer a saúde a longo prazo.

Back to top